#SeuPost: Geração Harry Potter por Rubia Tieko


posted by Anônimo on

No comments

Harry Potter, a saga mais intrigante lançada nos últimos tempos está chegando ao fim.

J.K Rowling conseguiu prender de uma forma inimaginável o mundo inteiro em sua história, cativou pessoas de todas as idades e nacionalidades, faz os desinteressados em leitura, devorarem os livros da saga com uma voracidade incomum.

Harry, Ron, Hermione e Draco representam adolescentes comuns, causando uma identificação imediata como qualquer tipo de criança (no começo) e adolescentes (mais para o final). Um dos maiores atrativos da história além da magia, com certeza é o lugar em que se passa, em uma escola, outra forma de identificação com a vida real. Claro que não uma escola comum. Hogwarts é um mundo paralelo, mas que está interligado com o mundo real. Lá se criam amizades eternas, se aprendem o valor do estudo, a confiança e a traição, o coletivo e o individual, coisas que aprendemos em uma escola normal.

No complexo enredo que desenhou, com mundos paralelos, famílias de todo o tipo, adultos variados, uma escola de centenas de crianças e jovens, tudo atravessado pelo jogo da magia, Rowling centralizou a trajetória de um herói que é ao mesmo tempo especial, porque é bruxo, e muito parecido conosco, porque tem fraquezas e virtudes como qualquer um.

A saga, apesar de sua ficção e misticismo, trás uma dose critica da realidade atual, nos dando uma visão fantástica da vida, o que nos dá a possibilidade de transitar entre o real e o surreal.

Harry Potter tem a grande virtude de oferecer ao leitor uma trajetória exemplar; o menino que vive oprimido na casa de tios estúpidos, ingressa em Hogwarts e começa a caminhar em direção a seu destino nos oferece o espetáculo de um ser humano em busca de realização, que começa na morte dos pais, do mundo infantil, passando pela inocência, e acolhe a nova etapa, do amor, da ciência, da vida madura. Dualidades, repressões, sofrimento, tensões, misturas, apreensões, tudo isso o leitor compartilha com o herói literário inventado sabiamente por uma mulher que entende e respeita a condição humana.

Apesar do lançamento do último livro ter sido há quatro anos, sabemos que a história só vai realmente acabar com este último filme que tem sua estréia mundial dia 15/07 (Essa Sexta-feira). Bom, agora a questão que fica é, qual será a nova saga que suprirá a ausência da saga que marcou mais de uma década e grande parte da vida de seus leitores?



por Rubia Tieko

@rno_ob

Leave a Reply