#Lifestyle: Verdades Além da Mídia - Cultura Gay.


posted by Anônimo on , ,

No comments

Olá queridos, como tem passado?!

Bem, eu sei que estive ausente esta última semana, por causa da faculdade que está me matando. Mas volto hoje, com uma lista de filmes e vídeos, que muitos vem me pedindo para postar. Nossos leitores são parte da cultura LGBT ou mesmo simpatizantes, sendo que isso não é segredo para ninguém. Porém mesmo entre os membros deste grupo, essa cultura se limita apenas a eventos de ''ridicularização'' e promiscuidade pública, a exemplo da Parada Gay pelo que se tornou hoje, ou tem como exemplo de personalidades como o Serginho (Sr. Orgastic), ex-participante do reality show Big Brother Brasil. Esta é uma fatia menor e considerada fútil de toda esta lifestyle que existe dentro do mundo LGBT. Esta parcela costuma ir muito além de promiscuidade, ''montação'' e de bordões vazios utilizados pelas mesmas.


Existe uma cultura muito maior e complexa, sendo na maioria das vezes tocante. Principalmente nas artes em geral, no cinema principalmente, tem trazido experiências muito importantes que valem a divulgação. Para tanto, decidi criar uma lista de obras cinematográficas do gênero.

Segue então uma pequena lista de 10 Filmes de ''Gay Culture'' que TODOS deveriam ver, para que tenham embasamento para discussões, ou no mínimo, entendam o que existe além do que a Mídia, divulga por aí:

1° - Curta: "Eu Não Quero Voltar Sozinho" de Daniel Ribeiro - (@danielribeiro - YouTube)

  • Sinopse:"A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel."

Curtas como esse, deveriam ser exibidos no tão polêmico "Kit Gay" que pretendiam circular nas escolas do Brasil, que tinha por objetivo debater, ensinar e mostrar uma das faces do ''Bullying'' nas instituições públicas brasileiras de educação. Além de sensível, o curta de 17 minutos ajuda de forma simples, direta e extremamente abrangente o vídeo mostra a necessidade do combate contra preconceitos, muito além da orientação sexual, como a dos deficientes visuais, por exemplo.

2° - Curta/Documentário: "Eu não Gosto de Meninos" de André Matarazzo e Gustavo Ferri (YouTube)

  • Sinopse: Curta-metragem "Não Gosto dos Meninos", com referência no projeto internacional "It Gets Better".

O Curta-documentário, se assim podemos definir, é extremamente delicado trazendo a realidade e as experiências, daqueles que passaram pelo momento da descoberta e como levam a vida hoje, de forma natural como homens do dia-dia e não como personagens de reality-shows, sem aquele toque dos dramas televisivos.

3° - Filme (Longa - metragem): "Prayers for Bobby" (2009)

  • Sinopse: "Prayers for Bobby'' (Orações para Bobby, em português) é um filme estadunidense, baseado no livro homônimo de Leroy F. Aarons e dirigido por Russell Mulcahy. O enredo conta de uma mãe que acredita que pode curar seu filho depois dele ter assumido sua homossexualidade, fazendo o jovem passar por orações e ritos religiosos. Baseado em uma história real, um filme dramático e intenso que mostra a realidade de muitos jovens homossexuais da atualidade.
Trailer: http://virou.gr/nLctWP


4° - Filme (Longa): "Shelter" (2007)
  • Sinopse: "Desde que tenha os seus olhos abertos e encontre algo em que tenha fé, nada poderá te tocar. É incrível como uma experiência pode mudar a sua vida para sempre..."
Trailer: http://virou.gr/reL1eS


5° - Filme (Longa): "FAQs" (2005)
  • Sinopse: FAQs é um filme de 2005 de temática LGBT independente. Foi escrito e dirigido por Everett Lewis. O filme conta a história de um grupo de jovens gays que foram descartados pela sociedade heterossexual. Eles se juntam para formar uma família sob a asa de uma drag queen afro-americana chamada Destiny.
Trailer: http://virou.gr/p8zqq2



6° - Filme (Longa): "Summer Storm" (2004)
  • Sinopse: O filme aborda a vida do adolescente Tobi, no momento da descoberta da sua sexualidade. Tobi e Achim são amigos de colégio há alguns anos e dividem o mesmo quarto, e o carinho que um guarda pelo outro vai além do superficial. Com o passar do tempo, Tobi descobre que suas emoções com relação ao amigo está crescendo cada vez mais.
Trailer: http://virou.gr/oh8jH7



7° - Filme (Longa): "Between Love And Goodbye" (2008)
  • Sinopse: Kyle e Marcel estão em amor à primeira vista. Como saber a diferença entre paixão, amor e luxúria? ''Como decifrar seus sentimentos por alguém? É possível encontrar seus sentimentos entre o amor e ódio?
Trailer: http://virou.gr/rewvlj



8° - Filme (Longa): "Bad Education" (2004)
  • Sinopse: Dois meninos, Ignacio e Enrique, conhecem o amor, o cinema e o medo em um colégio religioso, no início dos anos 60. O padre Manolo, diretor do colégio e seu professor de literatura, é testemunha e parte dos descobrimentos. Os três personagens voltam a se encontrar outras vezes mais, ao final dos anos 70 e 80. O reencontro marcará a vida e a morte de alguns deles.
Trailer: http://virou.gr/pSqfN8



9° - Filme(Longa): "Transamérica" (2005)
  • Sinopse: ''Transamérica'' é a história de uma mulher transsexual chamada Bree que, uma semana antes de fazer a cirurgia genital, descobre ter um filho de 17 anos que precisa de ajuda. Sua psicóloga proíbe que ela se submeta à cirurgia, sem resolver esse assunto. Por isso, Bree viaja para Nova Iorque para encontrar o garoto. Num autêntico ''road movie'', Bree e o filho iniciam a viagem de volta para São Francisco e, no caminho, muita coisa acontece.



10° - Curta: "Café com Leite" de Daniel Ribeiro (@danielribeiro - 2010)
  • Sinopse: Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado e Marcos, quando seus pais morreram em um acidente. Mas para Marcos, seus planos para o futuro mudam, quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre vídeo-games e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a conviver uns com os outros.




Estas produções são uma minúscula parcela de todos os filmes que essa cultura abrange. Espero que todos se interessem e vejam para conhecer melhor, assim esperando quebrar muitos taboos sobre a cultura LGBT. E por fim, eu deixo um vídeo onde resumem-se os 30 filmes e series Gays, dentre os quais alguns constam desta lista que fiz, caso queiram se aprofundar mais neste universo.

Obrigado a todos! Deixem seus comentários, tweetem, deem sua opinião e divulguem nosso blog!



Xoxo.

Leave a Reply